Um mês após os fortes terremotos que atingiram a Turquia e a Síria, um breve relatório sobre as contribuições arrecadadas pela Coordenação de Emergência do Movimento dos Focolares – da qual o Movimento Político pela Unidade faz parte – e uma visão desta primeira fase das ações que iniciaram na Síria, em fevereiro, e terminarão em agosto. 

No dia 7 de fevereiro de 2023, a Coordenação Emergências do Movimento dos Focolares lançou uma campanha extraordinária para arrecadação de fundos em apoio ao povo da Turquia e da Síria, por meio das ONGs Ação por um Mundo Unido (AMU) e Ação Famílias Novas (AFN). Atualmente, as contribuições coletadas totalizam cerca de €580.000 e uma primeira parcela de €100.000 já foi enviada para algumas das áreas da Síria atingidas pelo terremoto. 

Na Síria, na primeira fase (fevereiro – agosto de 2023), o programa de intervenção visará diretamente cerca de 2.500 pessoas, atingindo indiretamente entre 5.000 e 10.000 pessoas nas três áreas afetadas pelo terremoto de Alepo, Latakia e Hama e cobrirá três áreas de intervenção: assistência com necessidades básicas, reabilitação habitacional e apoio psicológico.  

  

Links úteis 

*Economista. Pessoa de contato para o programa RestarT (Restart to Stay) – Programa para criar oportunidades de emprego adaptadas ao mercado sírio atual e capazes de garantir uma renda mínima para as pessoas.