CONVOCAÇÃO – EDITAL PARA PUBLICAÇÃO DE ARTIGOS
Em ocasião do II CONGRESSO INTERNACIONAL “Co-governança como processo de construção de fraternidade na política, a partir das cidades”.
Online, 9/12 outubro 2021 – da Mariápolis Ginetta, Vargem Grande Paulista / SP, Brasil, promovido por: Movimento Político pela Unidade, Nova Humanidade, Istituto universitario Sophia e Sophia Instituto Universitário ALC / América Latina e Caribe.
NO CONTEXTO ATUAL
A crescente urbanização, em um contexto irreversivelmente global e abalado por reações regressivas, vem aumentando a importância dos estudos sobre as cidades e seu futuro.
As cidades são o lugar de origem da política e ainda hoje, apesar da pressão de acontecimentos dramáticos como a pandemia, revelam-se capazes de abrir soluções para os problemas que a política nacional e internacional enfrenta com resultados insatisfatórios. Mas tudo isso requer habilidades, capacidade cooperativa, resiliência, visão.
O desafio é entender como as cidades devem ser governadas hoje: que papel se exige dos gestores, em um contexto de interdependência imediato? E a participação dos cidadãos e atores coletivos, que espaço ocupa no desenho do governo urbano, para responder à questão de uma qualidade democrática mais madura?
O DESAFIO DA CO-GOVERNANÇA
Nesse contexto, alguns conceitos inovadores estão surgindo; uma delas é a ideia de co-governança que hoje, com base em pesquisas compartilhadas internacionalmente, identifica um processo, uma experiência de governança participativa, que visa um alto nível de colaboração intersubjetiva e multissetorial nos contextos complexos das cidades contemporâneas. Com a disseminação, de fato, de novos modelos organizacionais baseados em conexões intensas entre pessoas, grupos e instituições, ganha espaço a convicção de que o “melhor governo” não é o do líder esclarecido que organiza o poder de forma virtuosa, mas sim a capacidade do sistema-cidade de conceber coletivamente uma visão comum e de atuar em corresponsabilidade.
O que se observa é o surgimento de uma “era colaborativa”, não planejada, com intensidade diferente mas com características semelhantes, que no governo urbano reconhece e valoriza tanto quem atua nas instituições (político(a)s, funcionário(a)s, especialistas) quanto quem trabalho em locais da vida cotidiana (cidadãos e cidadãs ativas, comunidades de bairro, associações, mídia, realidades culturais e educacionais, econômicas, sociais …).
O PERCURSO E A CONVOCAÇÃO PARA A PUBLICAÇÃO DE ARTIGOS
O primeiro Congresso internacional sobre essas questões – “Co-governança. Responsabilidade Mútua nas Cidades Hoje” – aconteceu em janeiro de 2019 em Castel Gandolfo, Roma, com 400 prefeito(a)s, administradore(a)s, cidadãos e cidadãs de mais de 30 países ao redor do mundo. O percurso iniciado prevê outros encontros internacionais nos vários continentes, para continuar a pesquisa e o experimento.
Nesta mesma direção se coloca o II Congresso Internacional que será realizado online no Brasil de 9 a 12 de outubro de 2021, e que tem, em primeira fila, uma rede de organizações latino-americanas.
O uso do território, a valorização das periferias, a reabilitação onde a violência rasga as relações com os lares, o cuidado com o patrimônio ambiental, a tecnologia e a revolução digital, os processos de inclusão e integração social, a resposta à desigualdade e à corrupção, cooperação entre cidades… com quais ferramentas de governo enfrentar essas questões decisivas para o futuro? Em que relação estão o “conhecimento difundido” e o “conhecimento especializado” para uma regeneração eficaz do pensamento e da prática democrática?
Por esse motivo, a Comissão Organizadora do Congresso lançou também uma convocação para a publicação de artigos aprofundar e verificar temas e dimensões de pesquisa relacionados a esses assuntos, contribuições que serão coletadas em formato de e-book pela editora brasileira ASCES e divulgadas no site do Centro Universitário ASCES-UNITA de Caruaru/PE (bem como no site www.co-governance.org).
Quem quiser participar pode inscrever um trabalho inédito em português, espanhol, inglês ou italiano, até 15 de julho de 2021.
Para mais informações visite os seguintes sites:
Edital Ebook II Congresso Cogovernança 2021 | Modelo Estrutura Artigo | MODELO DE DECLARAÇÃO RENÚNCIA DIREITOS AUTORAIS |
Leave A Comment